sexta-feira, 6 de abril de 2012

Procissão do fogaréu em Serrinha reúne mais de 15 mil pessoas e prefeito quer transformar na Nova Jerusalém do Brasil


Aconteceu na noite de quinta-feira (05), na cidade de Serrinha, localizada no território do sisal, a tradicional procissão do fogaréu, que saiu da Praça da Matriz, passou pela Rua Macário Ferreira, seguindo até a Praça Luiz Nogueira, sentido BA 411, até à Colina Sagrada, percorrendo um trecho de aproximadamente 3 km onde aconteceu a Encenação da Paixão de Cristo. Antes da procissão, que teve inicio às 20h, foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor e em seguida, segundo cálculo dos organizadores, cerca de 15 mil pessoas caminharam em direção a Colina carregando tochas e entoando hinos religiosos típicos de época quaresmal.

Na Colina foi motado uma estrutura de palco, som, telão e iluminação, a parte das rochas que rodeiam a imagem de Senhora Santana foi usada pelos atores que apresentaram a encenação da paixão e morte de Jesus. Como tradicionalmente acontece neste periodo, muitos turistas e orgãos de imprensa não perderam a oportunidade de assistir e produzir ao espetáculo, que prossegue logo mais a noite desta sexta-feira da Paixão na Praça Luiz Nogueira.


A manifestação cultural-religiosa já existe em Serrinha há 82 anos e no início era acompanhada apenas pelos homens e segundo o bispo diocesano Dom Otorrino Assolari, o ato simboliza o acompanhamento a Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para o sacrifício e se faz necessário por parte dos fiéis mais entusiasmo religioso. Mesmo sabendo que muita gente vai à procissão motivada pela questão da divulgação turística e que algumas pessoas ali presentes não têm o hábito de ir à igreja, é um bom momento e motivo de reflexão para começarem a participar das atividades religiosas.

A multidão que subiu o monte de maior altitude da cidade, segundo o prefeito Osni Cardoso, é uma verdadeira demonstração de fé. “Nossa proposta é tornar Serrinha a nova Jerusalém brasileira com mega-encenações a céu aberto da Paixão e Morte de Cristo, começando no domingo de ramos, inicio da semana santa e este ano, no domingo, aconteceu à procissão com mais 100 atores, acompanhando de uma multidão, seguiram em procissão pelas ruas e praças, simbolizavam a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e baseando no tema da campanha da fraternidade, foi elaborado um roteiro que passou em frente aos hospitais”, contou Cardoso.

Fonte: Calila Notícia - Por: Valdemí de Assis / Fotos: Raimundo Mascarenhas


Sem comentários:

Enviar um comentário