quinta-feira, 18 de julho de 2013

Baleia jubarte é encontrada morta na Praia do Espelho, no sul da Bahia

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia do Espelho, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. De acordo com o veterinário Milton Marcondes, diretor do Instituto Baleia Jubarte na região, o mamífero foi localizado na quarta-feira (17) e uma equipe do órgão foi encaminhada ao local na manhã desta quinta (18).

Ainda segundo Marcondes, a baleia está em avançado estado de decomposição e apresenta algumas mordidas de tubarão. Ainda não foi possível identificar o sexo e a idade do animal. "Sabemos que não é um filhote, tem cerca de 10 metros de cumprimento. A equipe [do Instituto Baleia Jubarte] vai ajudar a prefeitura a dar uma destinação adequada à carcaça do animal", informou.

O diretor do instituto afirma que é comum a mortandade de baleias na costa brasileira e, principalmente no sul da Bahia e no Espírito Santo, região do banco de Abrolhos, entre os meses de julho e novembro. Esse é o período de temporada das baleias jubarte no Brasil. No ano passado, o país registrou o segundo maior número de encalhes de baleias jubarte na costa: foram 47. O maior número de encalhes (96) foi em 2010. Marcondes afirma que a média estimada pelos especialistas é de 37 casos anualmente. Em 2012, dos 47 casos, 16 ocorreram na Bahia e 17 no Espírito Santo. Este ano, a estimativa é que cerca de 14 mil baleias jubarte migrem para o Brasil.

As jubartes vêm para águas quentes para se reproduzir, voltam para a Antártida, e depois retornam para o Brasil para ter os filhotes. "Todo ano a gente tem uma mortalidade que é eperada. A maioria morre no mar e a carcaça pode chegar na praia. Normalmente, elas são encontradas em avançado estado de decomposição, o que dificulta identificar a causa da morte. Tem baleia que morre em rede de pesca, atropelamento por embarcação, doença, filhotes que se separam da mãe. Os motivos são vários", explica o veterinário Milton Marcondes.

Segundo o especialista, as baleias vêm para o Brasil para o acasalamento e para ter os filhotes porque as águas daqui são mais quentes, o mar mais tranquilo e mais protegido, por conta dos corais, portanto, com menor risco de predadores. Marcondes afirma que cada baleia tem apenas um filho, em média, a cada dois anos.

"As fêmeas vão para a Antártida para se alimentar, formam uma camada de gordura e passam cerca de 6 meses no Brasil no acasalamento. Depois, elas voltam para a Antártida [a gestação de uma jubarte dura 11 meses] e volta para o Brasil para ter os filhotes. Lá a água tem temperatura de 4º C, aqui o filhote nasce em temperatura média de 25º C", disse.

O Instituto Baleia Jubarte orienta que em caso da população encontrar uma baleia na praia pode acionar o órgão. Na região sul da Bahia, os telefones são (73) 8802-1874 (qualquer horário) e (73) 3297-1340 (horário comercial - 8h às 12h e 14h às 18h). Em Praia do Forte, região metropolitana de Salvador e Litoral Norte da Bahia, os contatos são (71) 3676-1463 e 71-8154-2131. São aceitas ligações feitas a cobrar.

Fonte: G1 Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário