segunda-feira, 22 de julho de 2013

Centenas de jovens recebem a benção do bispo da Diocese de Serrinha antes da viajem para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro


Na noite de sábado (20),centenas de fiéis lotaram a Catedral de Nossa Senhora Santana,sede da Diocese de Serrinha, para participarem da Missa do Envio. A celebração marca a partida dos jovens peregrinos residentes nos municípios pertencentes à Diocese que participarão da Jornada Mundial da Juventude – JMJ no Rio de Janeiro.



Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Otorrino Assolari, a missa contou com a presença de membros de mais de 10 paróquias e durante a celebração, o religioso destacou a importância da viagem e que fosse uma peregrinação de fé e amor.

“É assim que a viagem deve ser vivida e que busquem ajudar aqueles que necessitam.Se por acaso alguém chegar próximo ao papa diga pra ele: santo padre, abençoa a diocese de Serrinha”,falou bispo diante de uma catedral lotada, pois na oportunidade os fiéis participavam dos festejos em louvor a Senhora Santana e das 129 pessoas que farão a viajem.

Dom Otorrino ainda destacou a importância da comunhão e da solidariedade. Sobre a Jornada, ele defendeu que o maior benéfico do evento, é proporcionar o encontro de pessoas que estão em busca das mesmas respostas e também ensina a importante lição de como é possível viver em fraternidade, conforme convocado pelo papa Francisco.


Ao finalizar a celebração o bispo convocou todos para frente do altar, pediu que toda igreja levantasse a mão em direção dos jovens e pediu a proteção de Deus pai,do Espírito Santo,Jesus Cristo e Senhora Santana.


Distribuídos em três ônibus, a saída da comitiva aconteceu às 22 horas, logo após a celebração e foram fretados para conduzir 122 jovens católicos brasileiros, sete italianos,sete padres: Rodrigo (Serrinha), Ângelo (Teofilândia), Jerônimo e Jeremias (Nova Fátima), Oldack (Euclides da Cunha), e o padre italiano Cristian, além de 10 religiosas.

Segundo o padre Oldack Filho, eleito delegado da comitiva, todos estão indo por convocação do papa e ele deverá, com os demais padres, conceber a missa presidida pelo papa no dia 28. O retorno está previsto para o dia 30.

Para realizar a viagem e poder transformar em realidade o sonho de ver o Papa e, ainda, visitar outros lugares de referência da fé católica, os jovens tiveram que desembolsar dinheiro para pagar as despesas com locação de um ônibus e alimentação durante os quinze dias de excursão religiosa.

Durante a permanência na região Sudeste, os jovens dos territórios do sisal e Jacuípe, visitarão as cidades de Tiradentes, São João Del Rey e Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, Aparecida, em São Paulo e o último compromisso, na cidade do Rio de Janeiro. Nas cidades programadas para visitarem, os integrantes ficarão hospedados em hotéis no Rio de Janeiro, em colégios públicos e centros comunitários.

A jovem Flávia Rosana da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Riachão do Jacuípe, antes de embarcar falou da emoção de está presente neste ato, quando terá a oportunidade de ver de perto o papa Francisco.”Há dois anos quando tomei conhecimento que a jornada mundial da juventude seria realizada no Brasil surgiu em mim o sonho e a expectativa de ir, no meio do caminho vieram problemas e só definir mesmo minha ida nos últimos três meses.Eu coloque nas mãos de Deus quando os problemas vieram e acho que se conseguir é que Deus tem um propósito em minha vida,estou indo e acho que a juventude do mundo inteiro não está indo apenas para ver o papa, mas para encontrar o próprio Cristo e que isso venha a acrescentar ainda mais na minha vida, na minha história de fé, rezo por cada jovem que vai está neste evento”, conclui a jovem.

Mauricio Damasceno Ferreira da Paróquia Bom Pastor de Serrinha viajou no mesmo ônibus que Flávia, disse que vai ser uma experiência marcante em sua vida, porque “não vou somente ao encontro do papa, mas do próprio Jesus Cristo que nos chama e nos convida a sermos discípulos e missionários,e difundir o evangelho a todas as criaturas.Meu coração vibra de alegria, e na esperança que lá encontrarei muitos jovens e poder fazer uma experiência de Deus, com eles e para eles.

Génesis Natanael Matos Barreto,do Distrito de Caldas do Jorro, Paróquia Senhora Santana Município de Tucano,disse que é uma emoção que não dá pra contar, pois é a primeira viagem apostólica do papa Francisco sendo o mesmo um latino americano e a expectativa de encontrar com 2 milhões de jovens na Cidade Maravilhosa. ” Pra mim é um encontro inesquecível como mesmo o bispo falou em sua homilia, podermos encontrarmos com Cristo e experimentar um pouco mais do amor de Deus entre nós”, concluiu o jovem que será acompanhado por outros três jovens do município de Tucano.

O seminarista Everaldo Góis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, também embarcou para a longa viagem rumo ao Rio de Janeiro disse que a emoção é muito grande,por ser a primeira vez que vai ver um papa, se encontrar com milhões de jovens e viver a mesma fé, a mesma espiritualidade,”representar a nossa paróquia, nossa diocese nesse encontro é motivo de muita alegria”, disse o seminarista e recomendou as pessoas que não tiveram a oportunidade de viajar que acompanhe pelos canais da Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, TV século XXI entre outros canais abertos, pois segundo ele, esse momento é marcante e essa oportunidade só acontece em dois em dois anos.Ele lembrou ainda que a última jornada que aconteceu na América do Sul foi em 1987 na Argentina e daqui a dois anos ninguém sabe aonde acontecerá.

Além do seminarista Everaldo de Coité seguiram para a JMJ, os seminaristas Robson Batista, Robson Cordeiro e José Carlos; os leigos Ludimille Oliveira, Almirene Oliveira, os irmãos Magno Mendes da Silva e Márcio Mendes da Silva,Nevton Oliveira Rodrigues, Moisés Santos e Geisimar Cordeiro, e Irmã Geralda Chaves da Congregação Irmãs da Providencia De Gap.

Veja abaixo todo roteiro do papa Francisco, que começa na segunda-feira, dia 22, por ocasião da XXVIII jornada mundial da juventude. O papa permanecerá até o dia 29 de julho.


Segunda-feira 22 de julho de 2013

Roma

08.45

Partida do Aeroporto de Roma Ciampino para o Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

16.00

Acolhida oficial no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro

17.00

Cerimônia de boas-vindas no Jardim do Palácio Guanabara do Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

17.40

Visita de cortesia à Presidente da República no Palácio Guanabara no Rio de Janeiro

Estadia privada na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

Quarta-feira 24 de julho de 2013

08.15

Partida em helicóptero do Sumaré para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

09.30

Chegada ao Heliporto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

10.00

Veneração da Imagem de Nossa Senhora na Sala dos 12 Apóstolos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

10.30

Santa Missa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Homilia do Santo Padre

13.00

Almoço com a Comitiva Papal, os Bispos da Província e os Seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida.

16.10

Partida em helicóptero do Seminário Bom Jesus de Aparecida para o Rio de Janeiro

17.25

Chegada ao Aeroporto Santos Dumont (III Comar) do Rio de Janeiro

18.30

Visita ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência de Deus (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) no Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

Quinta-feira 25 de julho de 2013

07.30

Santa Missa privada na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

09.45

Entrega das chaves da cidade ao Santo Padre e Bênção das bandeiras olímpicas no Palácio da Cidade no Rio de Janeiro

11.00

Visita à Comunidade de Varginha em Manguinhos no Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

18.00

Festa de acolhida dos jovens na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro

Saudação e Discurso do Santo Padre

Sexta-feira 26 de julho de 2013

07.30

Santa Missa privada na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

10.00

Confissão de alguns jovens da XXVIII JMJ no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro

11.30

Breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim no Rio de Janeiro

12.00

Oração do Angelus Domini do Balcão Central do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim no Rio de Janeiro

Palavras do Santo Padre

12.15

Saudação ao Comitê Organizador da XXVIII Jornada Mundial da Juventude e aos Benfeitores no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim no Rio de Janeiro

13.00

Almoço com os jovens no Salão Redondo no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim no Rio de Janeiro

18.00

Via-Sacra com os jovens na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

Sábado 27 de julho de 2013

09.00

Santa Missa com os Bispos da XXVIII JMJ e com os Sacerdotes, só Religioso e os Seminaristas na Catedral de São Sebastião no Rio de Janeiro.

Homilia do Santo Padre

11.30

Encontro com a Classe Dirigente do Brasil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

13.30

Almoço com os Cardeais do Brasil, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Bispos da Região e a Comitiva Papal no Grande Refeitório do centro de estudos do Sumaré no Rio de Janeiro.

19.30

Vigília de oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba

Discurso do Santo Padre

Domingo 28 de julho de 2013

10.00

Santa Missa pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude no Campus Fidei em Guaratiba

Homilia do Santo Padre

Oração do Ângelus Domini no Campus Fidei em Guaratiba

Palavras do Santo Padre

14.00

Almoço com a Comitiva Papal no Refeitório do Centro de Estudos do Sumaré no Rio de Janeiro

16.00

Encontro com o Comitê de Coordenação do CELAM no Centro de Estudos do Sumaré no Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

16.40

Despedida da Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

17.30

Encontro com os Voluntários da XXVIII JMJ no Pavilhão 5 do Rio Centro no Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

18.30

Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro

Discurso do Santo Padre

19.00

Partida do Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro para Roma

Segunda-feira 29 de julho de 2013

Roma

11.30

Chegada a ao Aeroporto de Roma Ciampino

Fuso horário

Fonte: Calila Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário