quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia Nacional de Luta: profissionais da saúde reivindicam titulação em concursos

Profissionais e residentes da saúde também realizam manifestação nesta quinta-feira (11), no Campo Grande, aderindo ao movimento do Dia Nacional de Luta. Nutricionistas, odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e serviço social reivindicam o reconhecimento como residentes, direito à meia passagem e titulação em concursos de forma diferenciada.
Nesta terça-feira (9) foi publicado no Diário Oficial da União a medida provisória (MP) que institui o Programa Mais Médicos para o Brasil. Lançada pelo Executivo, a iniciativa prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.

Entre os objetivos listados estão diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a reduzir as desigualdades regionais nesta área; fortalecer a prestação de serviços na atenção básica em saúde no país; e ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira.

A medida causa discordância na categoria. De acordo com a conselheira do Cremeb, Hermila Guedes, o movimento não é contra a entrada de médicos estrangeiros, desde que eles sejam submetidos e aprovados no processo de revalidação de diplomas do MEC. “O movimento quer alertar sobre o perigo que é a importação de médicos sem revalidar diplomas da forma habitual que tem sido feito no Brasil”.

A conselheira reforça que o Cremeb, o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos não são contra a entrada de médicos, mas sim da forma como vem sido realizada. Menos de 10% dos que tentaram o Revalida nos dois últimos anos foram aprovados.

Fonte: Bocão News

Sem comentários:

Enviar um comentário