quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Espanha determinará suspensão da autonomia da Catalunha em reunião neste sábado

Foto: Reprodução / RFI
O governo espanhol decidiu nesta quarta-feira (18) que determinará a suspensão da autonomia da Catalunha, conforme artigo 155 da Constituição. O texto permite que Madri assuma diretamente as atribuições exercidas pela administração da região. Uma reunião do Conselho de Ministros neste sábado (21) deverá aprovar as medidas que serão levadas ao Senado. 

A Casa, por sua vez, deverá votar a aplicação do artigo 155 da Constituição até o final da semana que vem. De acordo com a Reuters, citada pela G1, o dispositivo pode permitir que Madri destitua a administração local e nomeie uma nova equipe para conduzir a polícia catalã e o setor financeiro da região. 

Em carta, o líder catalão Carles Puigdemont pediu diálogo para opção de renunciar à declaração de independência que o parlamento regional não votou no último dia 10 - prazo dado pelo governo da Espanha para que a Catalunha esclarecesse se foi a independência seria declarada ou não. O presidente da região, por outro lado, alertou para o fato de o parlamento proceder a votação, se a Espanha persistir em impedir o diálogo.

Fonte: Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário