terça-feira, 10 de outubro de 2017

PF mira quadrilhas que exportavam cocaína em portos de Santa Catarina

Foto: Divulgação / PF
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (10) as operações Oceano Branco e Contentor, que tem como alvo grupos criminosos que atuam no tráfico internacional de cocaína por portos marítimos catarinenses. Ao todo são cumpridos 104 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 de condução coercitiva, além de ordens judiciais para sequestros de bens e bloqueio de contas bancárias, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. 

Segundo a Polícia Federal, as quadrilhas agiam de forma semelhante inserindo cargas de entorpecentes clandestinamente em contêineres com mercadorias ilícitas a serem exportadas, em geral, para países europeus. A Operação Contentor foi iniciada no final de 2016 na Delegacia de Polícia Federal em Joinville (SC), que resultou em cinco grandes apreensões de drogas, incluindo uma no exterior (especificamente Bélgica), totalizando uma cerca de 2 toneladas de cocaína. 

Ao longo da investigação, verificou-se que o entorpecente era adquirido em região de fronteira com a Bolívia. O material entrava no Brasil em pequenos aviões que pousavam no aeroclube de São Francisco do Sul (SC), de onde era levado para chácaras onde era guardado em grandes bolsas para ser inserido depois em contêineres que partiam pelo Porto de Itapoá. Os mandados referentes à Operação Contentor estão sendo cumpridas em Santa Catarina, nos municípios de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva; e em São Paulo, no porto de Santos, São Paulo, Recife, João Pessoa e Rio de Janeiro. Já a Operação Oceano Branco, começou em março de 2016, na Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, apreendeu 6 toneladas de cocaína, em 12 ações diferentes, neste 6 no Brasil e 6 no exterior (Bélgica, França e Espanha). 

A investigação mostrou que três grupos criminosos estavam embarcando grandes volumes da droga em contêineres no Complexo Portuário Itajaí-Navegantes, em cargas de mercadorias como bobinas de aço, abacaxi em latas e blocos de granito. Durante a apreensão, foi possível também vincular a atuação do grupo a outros carregamentos interceptados por autoridades policiais na Itália, Dinamarca, Espanha, Arábia Saudita e Turquia, totalizando outras 2,5 toneladas da droga. As ordens judiciais da Oceano Branco estão sendo cumpridas nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, Penha, Tijucas, Florianopolis, São Francisco do Sul, Joinville, em Santa Catarina; e em Imbé, no Rio Grande do Sul.


Fonte: Bahia Noticias com informações G1

Sem comentários:

Enviar um comentário