quinta-feira, 19 de julho de 2018

Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo em seis estados brasileiros

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O Brasil confirmou, até a última terça-feira (17), 677 casos de sarampo em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (18), há ainda 2.724 casos em investigação.

A pasta informou que o país enfrenta atualmente dois surtos de sarampo, no Amazonas (444 casos confirmados) e em Roraima (216), ambos relacionados à importação. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", informa o ministério em nota. 

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. O atual esforço do Ministério da Saúde é para manutenção do certificado, com a tentativa de interromper os surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada da doença, quanto o mesmo surto tem duração acima de 12 meses.

A pasta informou que intensificou a vacinação das crianças, público mais suscetível ao sarampo. Ainda assim, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, como em Roraima e Manaus (AM).

Fonte: Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário