terça-feira, 10 de maio de 2016

Santaluz: Yamana conclui sondagem de 15 mil metros na mina de ouro C1

Mina C1 Santaluz | Foto: Reprodução
A Yamana Gold finalizou, no primeiro trimestre de 2016, uma campanha de sondagem de aproximadamente 15 mil metros na mina de ouro C1 Santaluz, que está paralisada e em manutenção desde setembro de 2014 e pertence à subsidiária Brio Gold. 

A mineradora canadense pretende concluir um estudo prévio de viabilidade no meio deste ano. Quando voltar a operar, C1 Santaluz tem potencial para produzir 100 mil onças de ouro por ano. O empreendimento foi paralisado no fim de 2014 devido à baixa taxa de recuperação de ouro. 

A mineradora iniciou, desde então, a avaliação de processos alternativos de recuperação metalúrgica. Quando C1 Santaluz entrou em manutenção, pertencia ao portfólio da Yamana. Com a criação da Brio Gold, no quarto trimestre de 2014, porém, o ativo foi integrado à subsidiária, assim como as minas Pilar e Fazenda Brasileiro, em Goiás e na Bahia, respectivamente.

No terceiro trimestre do ano passado, a Yamana concluiu um programa detalhado de testes metalúrgicos em C1 Santaluz. Os resultados foram incorporados ao estudo de viabilidade econômico-financeira, que incluem cronograma de produção e projeto de mina atualizados. A modificação no processo metalúrgico prevê uma melhora na recuperação de ouro para aproximadamente 84%. As informações são do relatório de resultados trimestrais, publicado na quinta-feira (5) pela empresa.

Foto: Reprodução
A Yamana disse que pretendia gastar de US$ 20 milhões a US$ 30 milhões com a retomada de C1 Santaluz em 2015 e 2016. Em abril do ano passado, a mineradora afirmou que os testes na mina incluíam melhorias no circuito de gravidade, otimização do processo de flotação flash, redução de carbono orgânico por meio de querosene condicionada e melhorias no circuito de lixiviação a carbono (CIL, na sigla em inglês).

A companhia canadense também concluiu, no primeiro trimestre deste ano, uma campanha de sondagem de 8 mil metros, que teve início em novembro do ano passado, para definir a área de C1 Santaluz enriquecida com carbono e contato de mineralização sulfetada ou oxidada com a cava da mina. 

A campanha foi um sucesso, segundo a Yamana, e vai contribuir com a atualização do plano de mina para alimentar e processar os tipos de minerais por meio de uma sequência modificada na planta. A mineradora disse que também planeja uma campanha de sondagem menor em dois depósitos satélites de C1 Santaluz. Uma estimativa atualizada de recursos minerais do empreendimento deve ser publicada neste ano pela Yamana.

Fonte: Cival Anjos / Do Portal NS / Notícias de Mineração Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário