terça-feira, 27 de abril de 2010

Ossadas e restos de caixão são descartados em lixão em Santa Barbára

Ossadas, restos de roupas e caixões. Foi o que se viu na manhã desta terça-feira, 27, no lixão do município de Santa Bárbara (a 148 km de Salvador) após caçambas pertencentes a prefeitura terem jogado o material no local no fim da tarde desta segunda-feira, 26. Os restos mortais foram retirados, segundo denúncias de populares e de políticos da região do cemitério municipal, sob ordem do prefeito Jailson Costa (PT) e descartados como lixo no local.
Era possível visualizar no local caixões fechados e em bom estado, ossos com restos de músculos e pele e até corpos em decomposição dentro de sacos plásticos. Urubus e cachorros também estavam no local em busca de alimentação, mas eram espantados pelos populares. Sem falar no mau cheiro que exalava do amontoado de lixo. Policiais militares isolaram a área e permaneceram no lixão até a chegada da perícia.
As informações passadas por badameiros (catadores de lixo) que trabalham no local é que foram utilizadas duas caçambas para levar o material até o lixão. “Vi as caçambas chegarem e fui ver se era algo para reciclar, tomei um susto ao ver corpos, ossos e crânios jogados aqui. Estou triste pois tenho parentes enterrados no cemitério”, revelou a badameira Zenaide Amâncio, que presenciou o momento em que os restos mortais foram jogados no lixão.
A notícia de que o material estava no lixão levou várias pessoas que possuem familiares enterrados no cemitério para o local, todos queriam saber de quem eram os restos mortais. Um deles era o chapista Antônio Carlos dos Santos Cerqueira que ao tomar conhecimento da noticia foi até o local para verificar a veracidade do caso. “Não acreditei que estava acontecendo, estou triste e indignado, pois temos parentes no cemitério e quem me garante que um destes restos não seja deles?”, questionou.
De acordo com o vereador José Valter Vilas Boas (PSDB) um dos responsáveis pela denúncia, há cerca de 1 ano a prefeitura vem acumulando os restos mortais e de caixões em um local no fundo do cemitério, sem que fosse dado o devido destino ao material e ontem decidiu por jogar o material no lixão. “Assim que a caçamba chegou ao lixão recebi a informação e fui para lá. Comuniquei o fato à juíza, ao promotor e a delegada, já que isto é um crime, sem falar na falta de respeito e descaso com os familiares e mortos”, revelou o vereador, que estava acompanhado do vice-presidente da Câmara, Luiz Rangel Mascarenhas (PP).
O prefeito Jailson Costa informou que a ordem era retirar restos de caixões que estavam acumulados desde 2007, na gestão passada, em um local no cemitério e que tomou um susto ao ser informado de que havia restos mortais misturados ao material. “Posso garantir que, em nenhum momento, a prefeitura sabia da existência de restos mortais misturados ao lixo, acredito que foram colocados propositalmente para prejudicar a minha administração”, disse.

Alean Rodrigues                        Reginaldo Pereira
Sucursal de Feira de Santana      Ag. A TARDE

Sem comentários:

Enviar um comentário