sábado, 3 de abril de 2010

Serrinha: Procissão do Fogaréu completou oitenta anos

Dom Otorino cobrou dos fiéis mais entusiasmo religioso, pois nota que muitos estão pelo folclore.
Mais uma vez a cidade de Serrinha realizou a Procissão do Fogaréu, uma das mais antigas tradições do interior da Bahia durante a Semana Santa. O ato aconteceu na quinta-feira-santa (01), com uma encenação teatral, iniciada no palco armado na Praça Luiz Nogueira, seguindo em procissão por milhares de pessoas até a Colina Sagrada, portando tochas, simbolizando a caminhada de Jesus Cristo para ser crucificado. O ato completou oitenta anos.
Depois de uma hora de percurso, os fieis chegaram até o monte, assistiram outra cena teatral, escolta a homilia pregada pelo Bispo Diocesano, Dom Otorrino Assolari e retornaram a Praça, onde fizeram outra parte da encenação.
História - A procissão foi iniciada pelo padre Carlos Ribeiro, em 1930 e durante muitos anos só os homens participavam e na maioria, aqueles que residiam na zona rural do município. Só na década de 1980, as mulheres começaram a participar.
Segundo o ex-prefeito Josevaldo Lima, a procissão do Fogaréu ganhou dimensão na década de setenta com o Padre Lucas e ficou conhecida nacionalmente na década seguinte, quando ele assumiu a Prefeitura pela primeira vez e realizou uma grande campanha publicitária, atraindo para a cidade turista de todo Brasil.
"Este roteiro de três quilômetros que estamos fazendo foi idealizado pelo Padre Lucas", lembrou Lima. Ele percorreu todo trajeto ao lado do filho, o vice-prefeito Adriano Lima.
A procissão este ano, partiu da Praça Luiz Nogueira, desceu as ruas que dão acesso ao município de Barrocas, dobrando a direita e chegando a colina sagrada ou como muitos conhecem "Colina de Samuel Nogueira", onde foi construído um mirante e instalada a imagem de Senhora Santana, a padroeira do município.
Para o bispo, o fogaréu simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado e "nasceu como uma atividade religiosa e se uniu ao folclórico. Tenho dito ao povo que os dois aspectos são importantes, mais que não esqueçam o aspecto religioso, pois ela lembra a captura de Jesus, depois da instituição da eucaristia, ele foi para o alto das oliveiras, onde rezava e, depois da traição de Judas, chegaram os soldados para prender Jesus e depois levado para o julgamento", falou Dom Assolari.
Campanha da Fraternidade - Dom Otorrino Assolari, lembrou do tema da campanha da fraternidade deste ano e destacou a importância da presença de outras igrejas.
Para ele a Campanha da Fraternidade é a maior campanha da solidariedade do mundo cristão e a cada ano é contemplado um tema urgente e necessário. "Este ano falamos muito sobre a economia solidária e chegamos a pensar em uma audiência pública sobre o tema, mas foi não possível por causa da morte do presidente da câmara de Vereadores exatamente no dia que o evento estava agendado", lembrou Dom Otorrino. A idéia é realizar em setembro na semana da cidadania.
Fonte: Calila Notícias - fotos: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário