quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Medusa, a górgona mortal.



 Medusa é uma figura mitológica grega. Segundo a lenda, Medusa tinha corpo e rosto de uma bela mulher, asas de ouro presas de bronze. Medusa (a "Ladina") e suas irmãs Esteno (a forte) e Euríale (a que corre o mundo), eram conhecidas como as irmãs Górgonas. Seus pais, Eórcis e Ceto, eram divindades marinhas.

Em um dos templos de Atena (Deusa grega da sabedoria), Poseidon(Deus do mar) teria possuído Medusa a chão, enfurecendo a deusa do templo. Como castigo, Atena transformou não só Medusa mas como suas irmãs também em seres repugnantes, com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça.

Entretanto, Medusa foi a mais castigada pois além da horrível aparência adquirida, Atena tirou-lhe a imortalidade além de um poder fatal..Seus olhos transformavam qualquer um que olhasse para ela em pedra. Porém, para que Medusa não ferisse as mulheres, Atena permitia que apenas homens entrassem no covil da górgona.


Medusa e suas irmãs passaram a viver em uma caverna, no extremo ocidente da Grécia, junto a um país chamado Hespérides. Conta a lenda que aos redores dessa cavernas existiam estátuas de homens e animais petrificados.
Tempos depois, um herói hibrido conhecido como Perseu (Fruto de um relacionamento entre Zeus e uma humana), foi em missão para conseguir a cabeça de Medusa e salvar a princesa Andrômeda. Então, para conseguir derrotar a górgona, Perseu pediu ajuda aos deuses.. Hermes presenteou-lhe com um par de sandálias aladas, Hades emprestou-lhe o capacete da invisibilidade e Atena emprestou a ele seu escudo polido. 


Depois de conseguir derrotar a Górgona, Perseu levou a cabeça dela consigo para poder usar como arma e posteriormente entregue a Atena que colocou a cabeça em seu escudo. Segundo alguns escritos antigos, do sangue de Medusa teria nascido Pégaso, o cavalo alado.

Sem comentários:

Enviar um comentário