quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TV analógica começa a ser desligada; Bahia só em julho

Quem ainda não tiver acesso à transmissão digital deve observar se já possui uma antena que recepcione o sinal ou um televisor com conversor embutido

Foto: Ilustração
Começou ontem o desligamento do sinal de televisão analógica em Brasília e mais nove cidades do entorno do Distrito Federal, primeira região a passar pelo processo no Brasil. Este é mais um passo para a chegada do sinal digital em todo o país. A expectativa é de que isso aconteça até 2023.

Na Bahia, o procedimento chamado switch off só começa no dia 26 de julho de 2017. Além da capital baiana, outros 19 municípios irão passar pelo processo nesta primeira etapa. São eles: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

Quem ainda não tiver acesso à transmissão digital deve observar se já possui uma antena que recepcione o sinal ou um televisor com conversor embutido. Caso a TV não tenha um conversor digital – ou setup box, será necessário comprá-lo (o valor médio do equipamento é R$ 130). Aqueles que ainda assistem TV pelo sinal analógico recebem avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.

Segundo Márcio Cardoso, gerente de engenharia da TV Bahia, a mudança significa uma evolução na maneira que a televisão chega às pessoas. “Isso é um avanço para a tecnologia HD (high definition), o que proporciona uma melhor qualidade de som e imagem, e menos ruídos”, conta.

Afiliada da Rede Globo e a maior rede de televisão do Norte e Nordeste, a TV Bahia já está se preparando para os novos tempos. Um novo transmissor já foi adquirido e um projeto de reforços de sinais em Salvador e região metropolitana está sendo estudado. O investimento total pode chegar a R$ 3 milhões.

De acordo com o Ministério das Comunicações, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família receberão gratuitamente conversores de sinal para que, mesmo os televisores antigos, não fiquem sem receber a programação.
Fonte: Correio 24 Horas

Sem comentários:

Enviar um comentário