segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Serrinha: Folia da Serra fosucesso e autoridades pretendem popularizar o carnaval antecipado

O prefeito Osni disse que o crescimento da festa pela parte da prefeitura será sempre no resgate dos antigos carnavais.

Carnaval de Serrinha - 1 - foto- Raimundo Mascarenhas


Aconteceu dos dias 05 a 08 de fevereiro a Folia da Serra na cidade de Serrinha, uma festa simples, de pouco investimento, mas que agradou a população. O Município que já tem uma das mais badaladas vaquejadas do Brasil, festa privada que atrai turista de todas regiões do pais, a procissão do Fogaréu na Semana Santa, também conhecida em todo território nacional, o “Pedrinho” festa junina comemorada a partir do Governo Osni Cardoso, e agora, realizada no segundo ano, do segundo mandato de Osni, a festa que foi pensada no sentido de resgatar os antigos carnavais, o Folia da Serra.

A abertura aconteceu na sexta-feira, e teve como atração Alex da Costa e o Coreto Elétrico, antes a animação ficou por conta do carnaval do Colégio Comercial, que levou um mine trio para as ruas e avenidas da cidade. O inusitado Coreto Elétrico foi idealizado pelo cantor, músico e compositor baiano Alex da Costa, o projeto traz uma estrutura móvel em formato circular, que faz alusão aos coretos históricos das cidades do interior baiano. A população se divertiu com as musicas e marchinhas dos antigos carnavais.

Bloco Sintonia Bahia

No sábado se apresentaram Bloco Sintonia Bahia, Bloco Afro – Os Negões e as Negonas e outra inusitada atração, o Rixô Elétrico e Fred Menendez. Um quadriciclo, super decorado e iluminado, som de boa qualidade, com capacidade de levar seis músicos e movido a força, ou seja, dois homens trajado igualmente aos músicos e um pedal de bicicleta que recebe os movimentos de um dos componentes da banda são suficientes para circular na avenida.

Fred (a esquerda da foto) disse ao Calila Noticias que a ideia do Rixô surgiu depois de uma turnê na Itália, segundo ele, mesmo com autorização para tocar a polícia criava problema e não podia tocar com o trio em pontos turísticos, então a gente descobriu que o itinerante, a banda andando eles não tinham como parar, ai a gente viu o quadriciclo que se chama Rixô e disso ai nasceu essa maravilha, que hoje no carnaval de Salvador, deu oportunidade a muita gente, de colocar em pratica suas criações, a gente não precisa tocar com uma quantidade muito grande de pessoas, apenas o suficiente para a galera se movimentar ao redor como era o carnaval antigo, que era na base do sopro e da percussão”, explicou Fred.

Ainda de acordo com o músico, em 1950 Dodô e Osmar colocaram a fubica e depois veio o trio, “hoje com o Rixô Elétrico veio o novo carnaval, e esse carnaval pequeno é participativo, alegre, que as pessoas podem participar com suas famílias, sem o medo dos grandes blocos e das grandes confusões, e o rixô elétrico é uma brincadeira maravilhosa, estamos no segundo ano aqui em Serrinha, e Osni e toda equipe está de parabéns e a gente agradece mais uma vez ao convite”, concluiu Fred.

O prefeito Osni Cardoso (PT) muito entusiasmado disse que será mais uma festa do calendário anual de eventos em Serrinha, disse que o nível vai ser esse, ou seja, com atrações como Coreto Elétrico, Rixô Elétrico, as marchinhas, ” mas não quer dizer que não vamos apoiar os blocos e trios, vamos sim, mas repito o nosso principal propósito é esse de resgatar os antigos carnavais, a alegria de todos e o melhor, sem violência”, comemorou Osni.

Outro fator importante ressaltado pelo prefeito foi o baixo custo da festa, segundo ele não chegou a R$ 18 mil de despesa, pois teve a participação de alguns empresários que contrataram trio e banda, as escolas, “enfim, se tornou uma festa agradável e de baixo custo, e vamos continuar com esse projeto”, finalizou Osni.

O recém empossado deputado estadual Gika Lopes (PT) garantiu que vai colocar projetos no Governo do Estado em busca de apoio para essa festa, segundo ele a festa resgata uma tradição e leva alegria de pessoas idosas e crianças.

A festa de encerramento neste domingo ficou por conta do Bloco “Tem Nego Bebo ai”.
Informações: Calila Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário