sábado, 7 de fevereiro de 2015

Trégua entra em vigor em cidade do leste da Ucrânia para retirada de civis

                 Foto: Maxim Shemetov/Reuters

As autoridades de Kiev e os separatistas pró-Rússia concluíram uma trégua para retirar nesta sexta-feira (6) os civis de Debaltseve, no leste da Ucrânia, anunciaram os dois lados.

"Chegamos a um acordo sobre uma trégua nesta sexta-feira perto de Debaltseve para retirar os civis", declarou à AFP o chefe da polícia regional pró-Kiev, Viacheslav Abroskin.
saiba mais

Uma fonte ligada aos separatistas, Eduard Basurin, afirmou que trégua estará em vigor das 8h às 15h GMT (6h às 13h de Brasília).

Comboios de ônibus convergiram dos dois lados da cidade. De um lado, seguiam sob escolta de monitores do órgão de segurança OSCE e de forças rebeldes. Do outro, era controlado pelas forças ucranianas, e seguia em direção à Debaltseve por Artemivsk, a leste da cidade.

Autoridades do governo estão controlando Debaltseve, apesar da artilharia prolongada e ataques de tanque dos separatistas.

Debaltseve é uma cidade estratégica que liga os dois redutos rebeldes rebeldes de Lugansk e Donesk, cenário de ataques de artilharia durante dias, enquanto as forças ucranianas mantinham o controle de uma estrada que também foi alvo de ataques.

A Anistia Internacional advertiu esta semana que, apesar da maior parte dos 25.000 habitantes da localidade ter deixado a cidade, quase 7.000 civis continuavam retidos.

A trégua foi anunciada no mesmo dia em que o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, viajarão a Moscou para apresentar um novo plano de paz a Vladimir Putin, com o objetivo de acabar com um conflito que deixou mais de 5.300 mortos.
Informações:G1 Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário