sábado, 7 de julho de 2012

Após perder 106 kg, jovem de SP tem melhora na saúde e na vida social

Rodrigo Salustiano dos Santos, de 29 anos, teve a maior parte de sua vida prejudicada por causa da obesidade. Atualmente com 1,97m de altura e 108 kg, 106 kg a menos do que ele tinha em 2010, ele lembra da infância e da adolescência, época em que o excesso de peso era motivo de bullying entre os colegas. “Não tive infância e adolescência normais. Sempre era o maior entre as crianças e sofria discriminação, ouvia brincadeiras. Fiquei revoltado com tudo e tive que me tratar com um psicólogo”, lembra o paulista, de Espírito Santo do Pinhal.Criado em uma “família de gordinhos”, ele cresceu comendo de tudo. “Sempre comi muito, fora do normal. Não tinha horário nem limites na hora de comer. Gostava de massas e pratos grandes”, conta.

Praticar esportes e fazer coisas simples que crianças fazem, como pular um muro, eram impossíveis para o paulista, que passou a adolescência isolado e “armado até os dentes esperando qualquer comentário”, como ele mesmo diz.
Por causa da obesidade, Rodrigo diz que nunca criou expectativas para a vida. Com vergonha, ele evitava sair de casa e sua principal fonte de diversão era o videogame.
“Quando pegava ônibus, tinha que entrar pela porta de trás porque não passava na catraca. 
Ele resolveu voltar aos mesmos médicos após dois anos e assumiu um compromisso consigo mesmo. “Hoje eu não tenho colesterol, não tenho diabetes, não tenho hipertensão. Eu renasci, me sinto vivo. Tirei uma metade minha que não me faz falta”, avalia.
A vida social também melhorou: Rodrigo conseguiu uma oportunidade melhor no emprego e melhorou sua relação com a família e com o mundo. “Consegui fazer coisas simples que antes eu não conseguia e essas foram minhas vitórias. Perdi muito peso e ganhei muito mais na vida: alegria, satisfação e amigos”, conta.
Com 108 kg, ele diz que não tem um peso ideal a ser atingido, mas que vai continuar com a sua rotina. “Eu não vivi até meus 27 anos. Hoje eu vivo e minha meta é ser feliz”.
Fonte: G1 globo

Sem comentários:

Enviar um comentário