sexta-feira, 28 de junho de 2013

Confirmado primeiro caso de dengue hemorrágica este ano em Conceição do Coité

Os setores de Saúde de Conceição do Coité em ação conjunta com a Coordenação do Programa da Dengue vinculada a 12ª Dires de Serrinha estão em alerta após a confirmação do primeiro caso de dengue hemorrágica no município. A vítima é uma mulher de 54 anos, que não teve a identidade revelada, moradora do Distrito de São João distante 12 km da sede.

A paciente apresentou os principais sintomas a exemplo de sangramento nasal e nas gengivas o que fez a coordenadora de Vigilância Sanitária do município Deniere Santiago tomar todas providencias contando com apoio da Secretaria de Saúde em pleno domingo de São João, em busca de um laboratório que pudesse realizar os exames, diante das suspeitas, no mesmo dia a paciente foi encaminhada para o Hospital Couto Maia em Salvador onde se encontra internada com quadro clinico estável, porém inspirando muito cuidado.

Deniere recebeu uma equipe da coordenação do programa da dengue nesta quinta-feira, 27, para intensificar o combate do mosquito de modo especial na comunidade onde foi registrado o caso de dengue hemorrágica, o coordenador José dos Santos Viana disse que o município vem realizando um trabalho muito importante com o faxinaço nos bairros periféricos, mas boa parte da população ainda não está cumprindo seus deveres de evitar a reprodução do mosquito.

“Um agente passa numa casa e realiza os procedimentos normais observando reservatórios e objetos que possam facilitar a reprodução dos mosquitos e só retorna naquele imóvel 60 dias depois, é preciso que cada morador saiba que ele também pode continuar o combate seguindo as recomendações passadas pelo agente, verificando se o reservatório está devidamente coberto, se aquele vaso no canto da parede não tem a quantidade mínima de água suficiente para a desova do mosquito, e, se verificar larvas na água conhecida por “cabeça de prego” que acione a vigilância sanitária para providenciar o combate”, explicou o coordenador Viana.

Viana alertou também as pessoas que apresentam sintomas característicos da dengue que não demore muito de procurar atendimento médico e fique se automedicando, segundo ele, o caso da senhora do distrito de São João apresentou sangramento 7 dias depois de sentir febre alta e dores no corpo.

O coordenador disse que entre hoje e amanhã,28, a equipe vai está mobilizada e aplicando o fumaçê na comunidade de São João.

Até o momento já foram encaminhado para a SESAB 37 amostras suspeitas, oito casos de dengue clássica confirmada e este anunciado de dengue hemorrágica, o mais grave. Vale lembrar que já foram registrados casos de dengue dos tipos 1,2,3 e 4.

Fonte: Calila Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário