quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cidadã derruba árvore e recebe notificação da prefeitura de Araci


A prefeitura de Araci, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará notificando uma cidadã por derrubar uma árvore sem autorização. A árvore estava em local público na Rua Domiciliano Oliveira e não tinha nenhum tipo de irregularidade segundo o órgão responsável.

De acordo com a secretaria, casos como esse vem acontecendo normalmente no município, e a partir de agora terá um setor exclusivo para vistoriar essas situações e inibir o desmatamento em Araci. A engenheira Juliana Boaventura, responsável pelo vistoriamento disse que é triste ver árvores sendo destruídas desta forma. Segundo Juliana, a moradora que não teve o nome revelado alegou que a árvore estava muito grande e com isso estava facilitando pessoas subirem e pular pra sua residência. “Isso não justifica esse tipo de atitude, poderíamos ver outros meios para resolver o problema” diz a engenheira.

Neste caso, será aplicado uma notificação, mas a partir de agora qualquer cidadão que derrubar árvores em locais públicos receberá notificação e em seguida multa.

Juliana ainda explica: “As árvores são muito importante e valorosas, principalmente para a nossa cidade e toda a região nordeste, que têm um clima seco e quente (semi-árido). Pois elas dão sombra e mantém o clima mais fresco e agradável.

Segundo o Art. 64 do Código de Postura do Município de Araci: “É expressamente proibido podar, cortar, derrubar, remover ou sacrificar as árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição especificamente da Prefeitura”. Já os Art. 180 e 182 da Lei Orgânica de Araci diz: “O Município coibirá qualquer tipo de atividade que implique em degradação ambiental e quaisquer outros prejuízos globais à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente. As pessoas jurídicas, públicas ou privadas são responsáveis perante o Município, pelos danos causados ao meio ambiente, estando os mesmos sujeitos as sanções administrativas”.
Fonte: A Voz do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário