quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Tom Araújo pede criação da Delegacia da Mulher em Conceição do Coité


Preocupado com o aumento da violência contra a mulher, uma das maiores vítimas da violência doméstica registrada na Delegacia de Conceição do Coité, o deputado estadual Tom Araújo (DEM) pediu ao governo da Bahia a instalação imediata de uma unidade especializada no município. “Infelizmente, a violência doméstica registrada em Conceição do Coité tem se elevado demais e a delegacia local, com insuficiência de agentes e apenas um delegado para dar conta da cidade e do município vizinho de Ichú, além da falta de um ambiente específico para o registro e acompanhamento das mulheres, me fez solicitar a criação imediata da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) a fim de dar suporte às mulheres coiteenses vítimas da violência”, enfatizou Tom Araújo.

Na moção, o deputado destaca que a violência contra as mulheres, compreendida como um fenômeno social, cultural e político, foi reconhecida em 1993 como uma violação aos direitos humanos pela Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos. Desde então, tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como um grave problema de saúde pública. Os dramáticos índices desse fenômeno, em suas diferentes formas de manifestação, têm se tornado uma grande preocupação para homens e mulheres comprometidos com a equidade de gênero.

“Mesmo com todos os artifícios legais e protetivos da mulher criados a partir da Lei Maria da Penha, infelizmente ainda vemos um crescente número de casos de violência doméstica e a incapacidade da delegacia local em solucioná-los e dar o suporte legal e emocional às vítimas da violência, daí a necessidade de uma unidade específica para a cidade”, enfatizou o parlamentar. 

Tom lembra que independente do exponencial crescimento dos índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, a existência de uma rede de enfrentamento desta modalidade de violência tem se limitado aos grandes centros urbanos, não contemplando os limites da região sisaleira, especialmente o município de Conceição do Coité. O parlamentar aguarda agora decisão do Estado sobre sua reivindicação.
Fonte: Informe Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário