quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Deputado Cacá Leão encontra ministros em Brasília para solicitar celeridade nas obras da Fiol


Na manhã desta quinta-feira (10), o deputado Cacá Leão viajou para Brasília, junto com integrantes da comissão de Integração da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) para participar de uma reunião com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e relator dos processos da ferrovia no órgão, Weder de Oliveira. Os deputados federais Oziel Oliveira, Cláudio Cajado, Daniel Almeida, José Rocha e Luiz Alberto também participaram do encontro. A programação da viagem também contemplou, no período da tarde, um encontro com o Ministro dos Transportes, César Borges.

O intuito da viagem foi debater com o TCU os atuais entraves para que as obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) possam ser iniciadas o mais breve possível, nos lotes 5A, 6 e 7, que vão de Guanambi a Barreiras. Em relação ao Lote 5A, foi constatado que a Valec – empresa pública, ligada ao Ministério dos Transportes, responsável pela obra – entregou ao TCU, nesta quarta-feira (09/10), toda a documentação pendente, referente às modificações no projeto executivo da obra, sondagens dos pilares, dentre outros. O órgão comprometeu-se a agilizar a análise dos documentos.

O ministro Weder apresentou uma ponderação aos deputados. Segundo ele, todas as mudanças no projeto serão apreciadas do ponto de vista jurídico, inclusive quanto à necessidade de uma nova licitação. Apesar da notícia, o ministro também ponderou que, como o trecho é pequeno, - tem aproximadamente três quilômetros - essa nova licitação não acarretaria grandes prejuízos ao andamento da obra.

Quanto aos lotes 06 e 07 foi observado que as sondagens feitas pelas empresas que compõem os consórcios estão praticamente concluídas, mas este documento ainda precisa ser organizado pela Valec e enviado ao TCU. Na reunião, o Tribunal informou que, ciente da caravana de deputados à Brasília, ficou acordado que a Valec deve entregar a documentação até o dia 18 de outubro. O TCU também se comprometeu a estudar a possibilidade de fazer uma análise conclusiva da documentação e liberar as obras nos lotes até no final deste ano.

Durante à tarde, o deputado Cacá Leão e os membros da comissão de Integração da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) encontraram César Borges para tratar sobre o mesmo assunto - a liberação dos lotes 5 A, 06 e 07. Durante a reunião, os deputados apresentaram as suas insatisfações no que diz respeito ao acesso às informações sobre a obra. Eles afirmaram ter que ir aos órgãos competentes para saber sobre o andamento da Fiol. O ministro César Borges ouviu o questionamento dos parlamentares e afirmou que a Valec tem o dever de informar sobre o andamento da Fiol.

ASCOM Deputado

Sem comentários:

Enviar um comentário