sábado, 5 de outubro de 2013

Grilos infestam ruas e de vários municípios da região


Ruas e casas de cidades como Tucano, Monte Santo, Santa Luz, Cansanção, Queimadas e Itiúba, dentre outras, estão infestadas por um novo visitante, que parece ter vindo para ficar com toda força: os grilos. De acordo com os biólogos, este tipo de inseto procura locais quentes e é comum que estejam surgindo nessa época, pois a fêmea põe os ovos no chão durante o outono para serem reproduzidos na primavera seguinte, havendo ocorrência em toas as regiões do país.

Os grilos se reproduzem com facilidade, gerando um número grande de filhotes. Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Ele é um inseto ovíparo com metamorfose incompleta (não apresenta a fase de pupa). Os ovos demoram entre 15 e 20 dias para eclodir, medem aproximadamente 2 mm e são razoavelmente translúcidos. As ninfas (grilos jovens semelhantes aos adultos) sofrem de 5 a 7 mudas até se tornarem adultos (maturidade sexual), o que leva cerca de 60 dias. A maturidade sexual pode ser observada quando os machos começam cantar.

Em Santaluz, de acordo com um site local, o incômodo é causado pelos grilos tem tirado o sono de muitas pessoas em vários pontos da cidade.

As ruas e residências do município estão tomadas pelos grilos, que tem tirado o sono de alguns luzenses. Quando chega a noite a situação fica ainda pior, algumas pessoas dizem que ficam noites sem dormir por causa do barulho feito pelos insetos. A quantidade é tão grande que eles se instalam debaixo do sofá, em gavetas no guarda-roupa e até em sapatos, entre outros lugares improváveis.

Informações: Notícias de Santa Luz - Portal Tucano - Montesanto.net

Sem comentários:

Enviar um comentário