quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cerca de 950 ciclistas participaram do 3° Pedala Teofilândia


A manhã de domingo (11) começou cedo para quem tem uma paixão por pedalar, pois foi realizada a terceira edição do Pedala Teofilândia, um evento produzido pela equipe Teofilândia Pedalando, e que contou com o apoio da prefeitura municipal. Cerca de 950 ciclistas se concentraram no clube Mandacaru, local da largada, e percorreram percursos de 30 e 23 quilômetros, de acordo com o condicionamento físico de cada um.

O objetivo do evento é conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ambientalmente correto, além de mostrar os benefícios à saúde em geral. O ciclismo estimula o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado por médicos especialistas para desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas e como ótimo exercício para queima de gordura corporal.

Antes da largada, os ciclistas participaram de um reforçado café da manhã e receberam instruções de segurança. Além disso, foi disponibilizado oficina para manutenção de bicicletas, pontos de hidratação e distribuição de alimentos. O passeio, que não teve caráter competitivo, terminou no mesmo lugar da largada. A largada ocorreu às 9h, mas a concentração começou duas horas antes. Uma equipe médica acompanhou os ciclistas até o fim do percurso.

Ao final do trajeto, os amantes do pedal participaram do sorteio de prêmios (bicicletas, acessórios e capacetes) e assistiram shows musicais.

De acordo Alex Bike, um dos líderes da equipe organizadora, o evento reuniu ciclistas das cidades de Teofilândia, Conceição do Coité, Feira de Santana, Valença, Tanquinho, Araci, Serrinha, Barrocas, Itaberaba, Camaçari, Dias d'Ávila, Mata de São João, Salvador, Rafael Jambeiro, Queimadas, Cansanção, Euclides da Cunha, Tucano, Monte Santo, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas. Segundo ele, o apoio da prefeitura foi importante para a realização do evento de cicloturismo. “Durante a nossa conversa com o prefeito, eu informei o valor mínimo necessário para a realização do evento. No entanto, fomos surpreendidos com a destinação de uma verba bem acima do estipulado e a disponibilização de uma equipe médica para nos acompanhar. Parabenizo e agradeço muito a atuação da gestão”, disse Alex, em entrevista ao Portal Cleriston Silva.

O prefeito Adriano Araújo (PT), acompanhado do secretário da educação, José Luciano, do diretor de esportes, Reinaldo Lima, e assessores, recepcionou os ciclistas. Para o gestor, o evento ficará no calendário de eventos do Estado da Bahia, pois reforça a importância do respeito ao ciclista e ao cerrado.

“Quando nós decidimos, mesmo em meio à crise que estamos enfrentando, destinar R$ 10 mil para a realização deste evento, é porque nós reconhecemos a importância do esporte. Esporte é vida, esporte é saúde [...] E eu tenho certeza que esse evento marca definitivamente a cidade de Teofilândia no calendário do ciclismo no Estado da Bahia. Portanto, é responsabilidade de cada um de vocês [ciclistas] procurar todo tipo de apoio para esse movimento continuar cada vez mais forte”, discursou. Veja fotos abaixo.



Fonte: PCS


Sem comentários:

Enviar um comentário